segunda-feira, 4 de março de 2013

Respostas de História

1º Quanto tempo durou a República da Espada?
R= Ainda sem resposta.
2º Por que a República da Espada recebeu esse nome?
R= Ainda sem resposta.
3º Que projeto político foi defendido pelo grupo que ocupou o poder no período da República da Espada?
R= Ainda sem resposta.
4º Como estavam organizados os poderes do Estado no Brasil de acordo com a constituição do Império?
R= Ainda sem resposta.
5º O que mudou no Brasil com a promulgação da Constituição de 1891?
R= SEPAROU O ESTADO DA IGREJA.
6º Podemos afirmar que a Constituição de 1891 assegurou o direito de voto à maioria da população brasileira?
R= Não.

A constituição de 1891 proclamou o voto descoberto e aberto, no entanto alfabetizado, masculino e sem permissão aos praças, religiosos e mendigos, tornando assim a maior parte da população analfabetizada inapta aos votos.

E os que poderiam ser "aptos", sofriam com as consequencias do voto de cabresto e dos currais eleitorais.
7º Cite as diferenças entre as políticas econômicas de Rui Barbosa e de Prudente de Morais.?
R= Ruy Babosa, o primeiro-ministro da Fazenda da República, estabeleceu uma política emissionista visando fortalecer o mercado interno e a nascente indústria. No entanto, a principal beneficiada foi a burguesia bancária brasileira que tinha uma grande influência política. Alguns autores chegam mesmo a afirmar que foi ela que, de fato, deteve a hegemonia nestes primeiros anos republicanos.

A política econômica de Ruy Barbosa deu alguns resultados positivos, mas acabou gerando uma vertiginosa espiral inflacionária e uma crise financeira, das quais se utilizaram amplamente as forças agraristas. Durante toda a Primeira República, o protecionismo e o industrialismo foram associados com carestia de vida. Esta "ideologia" conservadora serviu para soldar uma aliança entre as oligarquias agrárias e setores populares, especialmente de classe média, contra os projetos de industrialização do Brasil.


Em meio a crise política e econômica, Prudente de Morais pôs fim à Revolução Federalista que ocorria no estado do Rio Grande do Sul. Apesar de os rebelados terem sido fortemente reprimidos no governo de Floriano Peixoto, eles continuavam a lutar. Com o fim da revolta, Prudente de Morais se fortaleceu politicamente.

Não obstante, veio a adoecer e precisou ser afastado da presidência. Assumiu o vice-presidente, Manuel Vitorino, que era um representante da ala radical florianista. A crise econômica se agravara, e as medidas adotadas pela gestão de Vitorino para solucioná-la aprofundaram o conflito entre a oligarquia cafeicultora e os florianistas.
8º Por que a política econômica de Rui Barbosa resultou em numerosas falências e no aumento da inflação?
R= A política econômica de Rui Barbosa resultou em uma séria crise econômica, com aumento de inflação e falências de empresas.
No início da República Velha, este "engano" estratégico da política do Encilhamento levou a economia quase ao colapso em nome do projeto de desenvolvimento industrial.

O aumento da inflação e as falências das empresas foi o resultado da falta de reservas de capital. Não havia riqueza suficiente para um projeto de expansão industrial. O capital empregado não continha reservas para longo prazo.

Por outro lado, o mercado interno era insuficiente para acompanhar o processo de industrialização, havendo falta de público consumidor, ou seja, produzia-se mais que o necessário para as vendas, o que onerava o grande estoque de mercadorias.

Externamente, o Brasil recebia pressão dos países industrializados para impedir a concorrência. Os produtos brasileiros incomodavam os países com nível de industrialização e os governos passaram a impor restrições e taxas sobre as entradas de produtos vindo do Brasil.

Sem vender o suficiente no mercado interno e com restrições que aumentavam preço final das importações o mercado financeiro deparou-se com aumento de inflação e as empresas que apostaram em altos índices de venda ficaram com seus estoques lotados, levando muitas a falência.
9º Qual o principal problema enfrentado pelos cafeicultores na República do café com leite e como foi resolvido?
R= Foi a crise do café, com a "quebra" na bolsa de valores em 1929 veio conseqüentemente a superprodução de café grandes estoques de café foram queimados para tentar assim segurar os preços mais a crise só foi contida com a ajuda na nestlé que inventou o café instantâneo.
10º Aponte as consequências da Primeira Guerra na economia brasileira.?
R= Ainda sem resposta.
11º Quais dos atuais estados brasileiros foram alvo de disputa?
R= Ainda sem resposta.
12º Que países disputavam regiões com o Brasil?
R= Ainda sem resposta.
13º Qual foi o motivo das disputas de regiões no Brasil?
R= disputas por terras indigenas.
14º Quando os estados disputados foram incorporados ao Brasil?
R= Ainda sem resposta.
15º Qual é a importância dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário?
R= Ainda sem resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário